Somos equipados em administrar os seguinte exames:
• Audiometria Tonal e Vocal
• Audiômetro 2 canais Marca Inventis Modelo Piano
• Imitânciometria ou Impedânciometria
• Imitanciômetro Interacoustics AT 235
• Avaliação de Processamento Auditivo Central
• Exame Otoneurológico ou Testes Vestibulares ou Vectonistagmografia
• Vectonistagmografia Contronic
• Reabilitação Vestibular ou Reabilitação do Equilíbrio
• Reabilitação Vestibular Horus Contronic
• Posturografia Computadorizada Estática
• Posturografia Computadorizada Contronic Horus
• Próteses Auditivas ou Aparelhos Auditivos
É um exame subjetivo da audição, ou seja, que depende da resposta do paciente. Através deste exame é avaliado a capacidade auditiva do paciente. É realizado com fones de ouvido dentro de uma cabine acústica onde o paciente irá responder aos estímulos sonoros que ouvir em diferentes frequências e intensidades. Na audiometria tonal é avaliado os limiares tonais por via aérea e via óssea onde é detectado o grau e tipo de perda auditiva. E a audiometria vocal avalia a capacidade do reconhecimento de sons da fala, sendo um teste que complementa a audiometria tonal. Ambos os testes são imprescindíveis para diagnóstico e acompanhamento da perda auditiva.
É um exame objetivo e rápido e indolor onde é avaliado a mobilidade do sistema tímpano ossicular (membrana timpânica e os ossículos bigorna, martelo e estribo) e reflexos acústicos que são reflexos involuntários dos músculos da orelha média. É feito com a colocação de uma sonda dentro do conduto auditivo de uma orelha, e fone na outra. Através da sonda é colocada uma pressão que é indolor e no fone é dado estímulos sonoros altos.
O exame de processamento auditivo central avalia as habilidades auditivas que o individuo realiza ao receber as informações pela via auditiva, ou seja, como o cérebro analisa e interpreta as informações recebidas que escutou.
Antes da avaliação de processamento auditivo é indispensável a realização de audiometria e imitanciometria. O ideal é que estes exames sejam realizados no mesmo dia ou na semana da avaliação do processamento auditivo central.
O exame é feito dentro de uma cabine acústica com audiômetro de dois canais e com testes padronizados para cada faixa etária que avaliam diferentes habilidades auditivas (localização sonora, discriminar e reconhecer sons, memorizar sons em sequência , etc.).
É indicado quando a pessoa apresenta queixas e ou sinais de alterações de PAC como desatenção, dificuldades na aquisição de leitura e escrita , dificuldades escolares, organizar discurso, ouvir e entender em ambiente ruidoso mesmo possuindo audição normal.
É um teste realizado para avaliar o sistema auditivo-vestibular verificando a simetria e quantificando as respostas de cada labirinto. Primeiramente é realizada a avaliação auditiva (audiometria tonal, vocal e imitanciometria) e depois é feito o exame otoneurológico que é dividido em duas partes: Na primeira parte são colocados eletrodos ao lado do olhos e na testa e o paciente irá ter que acompanhar um sinal luminoso para ser detectado os movimentos oculares. Na segunda parte é colocado um leve jato de ar quente e ar frio nas orelhas para estimular o labirinto. Nessa parte, o paciente poderá sentir uma tontura e/ou náuseas. Esse exame é solicitado pelo médico quando o paciente tiver queixas de vertigem, tontura, desequilíbrio, zumbido, dentre outros. Com isso, poderá ser identificado e localizado as alterações que poderão ser de origem periférica e/ou central.
A Reabilitação Vestibular é indicada pelo médico para pacientes com alterações do equílibrio e vertigens de várias etiologias.
Os objetivos da Reabilitação Vestibular é promover a estabilização ocular durante o movimento de cabeça, melhorar a interação vestíbulo-visual, proporcionar orientação espacial adequada, diminuir o desconforto do paciente melhorando sua qualidade de vida e ampliar a estabilidade postural estática e dinâmica nas condições que produzem informações sensoriais conflitantes.
São exercícios personalizados onde se tem uma melhora de mais de 85% dos sintomas. É feito um exame de Posturografia Computadorizada antes e após o tratamento para se ter evidenciado a melhora do paciente.
Exame rápido e indolor que quantifica as Desordens do Equilíbrio Corporal por meio das medidas da área de deslocamento do centro de pressão e velocidade de oscilação em diferentes condições sensoriais.
Complementa o diagnóstico dos distúrbios do equilíbrio permitindo identificar a família de estímulos que está mais prejudicada na manutenção do controle postural, definindo a combinação de estímulos visuais e somatossensoriais a serem utilizados na Reabilitação.
O aparelho auditivo será selecionado segundo as necessidades de cada paciente e os ajustes são feitos através de um software que será programado segundo o exame audiométrico.
Para realizar um teste para saber qual aparelho será indicado, é preciso trazer um exame audiológico recente.
Aparelhos de última geração da Marca dinamarquesa Oticon, líder mundial em tecnologia pelo seu pioneirismo nos seus mais de 100 anos de mercado. Com a nova filosofia de trabalho chamada BrainHearing o objetivo é apoiar o cérebro dando-lhe as condições necessárias para criar significado a partir do som – em vez de sobrecarrega-lo, aumentando o volume. Isso reduz a tensão em seu cérebro (a carga cognitiva) deixando você menos cansado. Os novos aparelhos Oticon trazem um som muito mais natural e agradável aos seus pacientes.
Design super discreto! Venha conhecer!!!